III Seminário de Pesquisa em Design, Tecnologia e Sociedade

Seminário de Qualificação do Programa de Pós-Graduação em Design - Ano 2023

PPG Design 10 anos: Desafios Atuais e Novas Perspectivas

Data de Realização: 05/12 e 06/12/2023

Programação Completa (clique aqui para acessar)

Resumo:

O III Seminário de Pesquisa em Design, Tecnologia e Sociedade, juntamente com a Qualificação do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign), será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro de 2023. Celebrando uma década do PPGDesign, o evento tem como propósito fomentar interações entre pesquisadores, acadêmicos, profissionais e estudantes, enfocando as intersecções do Design com a Tecnologia e Sociedade. O seminário também objetiva refletir sobre a trajetória do programa ao longo desses 10 anos, reconhecendo contribuições significativas e delineando futuras direções na pós-graduação em Design. Para os estudantes de mestrado, o evento representa uma chance valiosa de apresentação e discussão de suas pesquisas. Organizado pelo PPGDesign, com a equipe composta por Célia Matsunaga, Dianne Viana e Virginia Tiradentes, o evento terá formato híbrido, com participações presenciais no DF e remotas para convidados externos.

Objetivos:

• Promover uma oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, acadêmicos, profissionais e estudantes interessados nas interseções do Design, Tecnologia e Sociedade;
  • Realizar reflexões sobre a trajetória de 10 anos do PPGDesign, destacando as pesquisas realizadas e explorando como esses esforços de pesquisa se integraram e contribuíram para a pós-graduação em Design, moldando novas direções e abordagens.
  • Criar um ambiente propício para a qualificação e crescimento dos estudantes de mestrado em Design, fornecendo oportunidades para apresentação de suas pesquisas, discussões construtivas e feedbacks importantes

Resultados Esperados:

• O evento proporcionará oportunidades para estabelecer e consolidar redes entre pesquisadores, acadêmicos, profissionais e estudantes, fortalecendo a comunidade de design.
  • O formato híbrido, permitirá a participação de convidados de outras regiões do país, expandindo sua influência para além das fronteiras locais.
  • Ao celebrar 10 anos do PPGDesign, o evento proporcionará uma oportunidade para refletir sobre a trajetória do programa, suas conquistas e desafios, traçando um panorama evolutivo do campo de estudo.
  • Os estudantes de mestrado terão a chance de receber críticas construtivas sobre suas pesquisas, o que pode direcionar e melhorar seus estudos futuros.

Público-alvo:

Docentes, pesquisadores, profissionais, discentes de pós-graduação e discentes da graduação.

Organização e Realização:

PPGDesign

Equipe Organizadora: Célia Matsunaga, Dianne Viana, Virginia Tiradentes

Formato: Presencial/Remoto (vide programação no topo da página)

Vagas: sem restrições.

Investimento: gratuito.