Resumos expandidos (18 trabalhos publicados)

Citação: Virgínia T. Souto e Rogério J. Camara (org.). Anais do II Seminário de Pesquisa em Design, Tecnologia e Sociedade. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília, pp. 1–6, 2016.

A Fabricação e Prototipagem Automatizadas em Laboratórios Acadêmicos: Ações em Arquitetura e Design
Francisco Leite Aviani

1–6

Design for Finance
Heloisa Candello

7–9

Subcomitê de Operações Temporárias e Dissenso Público – STOPD
Isabella von Mühlen Brandalise

10-12

re:verso­ – Rumo a uma poética do design gráfico no cotidiano digital
Henrique Burnett Aboud Souza da Eira

13-15

Inovações Tecnológicas na Moda: Revisão Narrativa do Uso dos Sistemas de Modelagem Computadorizada nas Indústrias de Confecção
Flávia Dias de Albuquerque

16-19

O Pacote Semanal como substituição da internet
na sociedade cubana
Yanet Castellanos Arguelles, Rogerio José Camara, Lorena Medina Beltrán

20-23

Projetos para a Nova Capital: estudos comparativos
Daniela Pereira Barbosa

24-27

Os Desafios Encontrados no Acesso à Informação Digital por Pessoas com Deficiência Visual
Karolina Vieira da Silva Bastos

28-31

Ludosistematização: design de jogos na atuação docente
Gabriel do Amaral Batista, Sérgio Nesteriuk

32-35

Uso de madeira de árvores naturalmente caídas na confecção de artefatos como alternativa sustentável para moradores da Resex Auati-Paraná
Jéssica Ester Elvas Costa, Claudete Catanhede do Nascimento

36-39

"Falar é uma Necessidade, Escutar é uma Arte": O Design sas Salas de Depoimento "Sem Dano" no Poder Judiciário
Cybelle Saad Sabino de Freitas Faria, Rosane Costa Badan

40-44

Design, gênero e infância: um estudo sobre a urgência de abordagens não-binárias nos sistemas lúdicos infantis
Ana Beatriz Rabelo Andrade Fernandes

45-47

Projetistas Periféricos: design emergente em região de alta vulnerabilidade
Miguel Fabricio Jacoput da Hora

48-50

Repensando o design por meio da arte contemporânea: dualidade entre registro e obra
Júlia Coelho Kotchetkoff

51-54

Projeto expográfico interativo: construindo o campo da interatividade
Tatiana Gentil Machado

55-58

O Design Latino-Americano no iF Design Award: algumas causas e consequências da presença brasileira
Bruno de Almeida Porto, Marco Aurélio Lobo Júnior

59-62

Curiouser Explorer: narrativa e gamificação como processos na formação de educadores
Leila Alves Medeiros Ribeiro, Gabriel Lyra Chaves, Palloma Rodrigues Gomes Santos, Pamela Cordeiro Marques Corrêa

63-68

A teologia do Design sobre a consciência fotográfica em Vilém Flusser
Flávio Shimoda

69-71

Sobre os Anais do II Seminário Nacional de Pesquisa em Design, Tecnologia e Sociedade

Os anais do II Seminário Nacional de Pesquisa em Design, Tecnologia e Sociedade são uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília e foram organizados pela Dra. Virgínia Tiradentes Souto e pelo Dr. Rogério José Camara. O evento ocorreu em novembro de 2016.

Os anais apresentam 18 resumos expandidos de trabalhos que foram apresentados no seminário. Os dois primeiros artigos são de dois palestrantes convidados que participaram do evento: Dr. Francisco Leite Aviani (PPG Design UnB) e Dra. Heloisa Candello (IBM Research). Além desses dois palestrantes convidados também participaram do evento os seguintes palestrantes convidados: Dr. Biagio D'Angelo (PPG Arte UnB), Dra. Rachel Zuannon (Universidade Anhembi Morumbi) e Pawel Pokutycki  (Royal Academy of Art, The Hague, Holanda).

Seguindo, os resumos 3 e 4 apresentam os trabalhos dos pesquisadores Isabella Brandalise e Henrique Eira que apresentaram as suas pesquisas de mestrado no exterior na sessão denominada "Experiências de Mestrado em Design no Exterior".

Por fim, os 14 resumos expandidos dos trabalhos que foram selecionados para serem apresentados no seminário por avaliação anômina dos pares. Estes resumos expandidos foram organizados por ordem alfabética de sobrenome do primeiro autor.

Além desta publicação, trabalhos selecionados foram publicados na Revista de Design, Tecnologia e Sociedade, Edição especial do II Seminário Nacional de Pesquisa em Design, Tecnologia e Sociedade, v3. n1, 2016.

Boa leitura!

Virginia Tiradentes Souto